Veja como criar um plano de venda eficaz e criar um planejamento estratégico e bem realista!
As vendas é o ponto chave para uma empresa ter sucesso e conseguir crescer e ter lucro. No entanto muitas empresas podem ficar com dúvida na hora de ver um cenário positivo para as suas vendas e podem acabar caindo no achismo e não aumentar as vendas.
O plano de vendas é um conjunto de ferramentas e estratégias que te ajudam a organizar e orientar o empreendedor todas as etapas de um processo de vendas, onde serão estabelecidas as metas e definir quais ações deverão ser executadas.
Para elaborar um plano de venda é necessário considerar o cenário atual da empresa e assim traçar os objetivos, criar as estratégias e assim resolver os obstaculos. Definido o plano de vendas, sua equipe terá uma melhor perfomance.
Veja neste artigo como criar um plano de vendas para a sua empresa e alcançar as melhores vendas. Acompanhe!
Quais os objetivos do plano de vendas?
Para elaborar um plano de vendas, é necessário considerar os seguintes objetivos: definir as metas de venda, escolher uma estratégia de vendas adequada para o mercado, motivar a equipe, identificar táticas de venda, estabelecer um orçamento e as métricas e por fim analizar a performance as métricas para melhorar.
Qual a importância de elabora um plano de vendas?
O plano de vendas é essencial para que o time de venda tenha um foco específico e fornecer informações importantes.
Com um plano de vendas, o empreendedor conseguirá prever um cenário baseado em análises mais profundas do mercado, realizar ações que driblem concorrência, traçar metas com missão, valores e visão da empresa., e também ajuda a identificar pontos fortes e fracos.
5 Dicas para organizar um plano de vendas
Veja o passo a passo para elaborar um plano de vendas de uma empresa:
1. Faça uma análise das informações
É fundamental realizar uma análise e coletar as informações, por isso conte com um sistema de gestão que forneça os dados mais práticos e rápidos que te ajudem a levantar as informações necessárias.
Entre os dados que são analisados são: o quanto foi vendido no mês e também no ano, quais os produtos ou serviços tem melhor saída e os mais rentáveis, assim você consegue traçar o perfil do seu cliente.Também é importante avaliar os clientes, quantos foram conquistas, retidos, perdidos e os mais rentáveis
Também é importante analisar as informações de períodos de sazonalidade, inflação, crises que ocorreram durante o ano que pode afetar de forma direta e indireta na empresa.
2. Defina as metas do seu plano de venda
Com as coletas e análises de informações, agora é o momento de traçar as metas, de acordo com o objetivo da sua empresa. Para isso você pode utilizar a metodologia SMART, que estabelece metas que possuem um prazo definido e atingível. Então, qual a sua meta? Aumentar as vendas de um determinado produto em 20% até o final do ano? Aumentar a captção de clientes nos próximos 3 meses? Enfim, após estabelecer as suas metas, distribua para os vendedores e os oriente para ter foco. Assim a equipe de vendas terá maior eficiência para atingir a meta.
3. Aplique as ações necessárias
Agora que você jáá tem os objetivos e metas traçadas chegou o momento de definir quais ações são necessárias para alcançar as metas. Entre as ações a serem realizadas estão:
- Treinamento, para ajudar a equipe de vendas a vender mais com um bom plano.
- Equipamentos, como celulares, computadores para auxiliar na venda
- Materiais gráficos, como folders que ajudem a promover o produto ou serviços
- Campanhas de marketing, podem contribuir no aumento de vendas
- Transporte, para realizar as visitas e apresentações dos produtos e serviços
4. Coloque o plano em prática
Com metas e ações definidos do seu plano de vendas, é essencial colocá-lo em prática, mas é importante que revise cada etapa para corrigir possíveis errose garantir uma boa aplicação.
Então reúna a sua equipe de venda e apresente o novo plano de vendas com todos os passos, traçando as metas coletivas e individuaus de cada vendedor.
E para que os vendedores se sintam motivados para execução do plano é proporciaonar incentivos e recompensas para atingir as metais . Essas reuniões podem ser uma boa pedida para realizar treinamentos e dinâmicas motivacionais.
5. Acompanhe a realização do plano
Plano em ação, agora é o momento de monitorar, afinal as coisas mudam com o tempo e o que fará a diferença para o seu plano de venda, é a capacidade em lidar com as mudanças e ajusar de acordo com as necessidades.
Então acompanhe as metas mensalmente, dê feedbacks para a equipe de venda, e caso ocorra alguma divergência com os objetivos reúna a equipe para identificar as falhas e assim retornar ao caminho certo e até mesmo seja necessário revisar as etapas novamente e até criar um novo plano de vendas.
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Referências
Neil Patel. Plano de Vendas: Veja o Que é e o Passo a Passo Para Criar o Seu. Disponível em:<https://neilpatel.com/br/blog/plano-de-vendas/>. Acesso em: 16 abr. 2023
UOL Meu negócio. Como elaborar um plano de vendas eficaz? Disponível em:<https://meunegocio.uol.com.br/blog/como-elaborar-um-plano-de-vendas-eficaz/>. Acesso em: 16 abr. 2023