Como criar um plano de vendas eficaz: Dicas para criar um plano de vendas estratégico e realista
plano de vendas

Veja como criar um plano de venda eficaz e criar um planejamento estratégico e bem realista!

As vendas é o ponto chave para uma empresa ter sucesso e conseguir crescer e ter lucro. No entanto muitas empresas podem ficar com dúvida na hora de ver um cenário positivo para as suas vendas e podem acabar caindo no achismo e não aumentar as vendas. 

O plano de vendas é um conjunto de ferramentas e estratégias que te ajudam a organizar e orientar o empreendedor todas as etapas de um processo de vendas, onde serão estabelecidas as metas e definir quais ações deverão ser executadas. 

Para elaborar um plano de venda é necessário considerar o cenário atual da empresa e assim traçar os objetivos, criar as estratégias e assim resolver os obstaculos. Definido o plano de vendas, sua equipe terá uma melhor perfomance. 

Veja neste artigo como criar um plano de vendas para a sua empresa e alcançar  as melhores vendas. Acompanhe!

Quais os objetivos do plano de vendas?

Para elaborar um plano de vendas, é necessário considerar os seguintes objetivos: definir as metas de venda, escolher uma estratégia de vendas adequada para o mercado, motivar a equipe, identificar táticas de venda, estabelecer um orçamento e as métricas  e por fim analizar a performance as métricas para melhorar. 

Qual a importância de elabora um plano de vendas?

O plano de vendas é essencial para que o time de venda tenha um foco específico e fornecer informações importantes. 

Com um plano de vendas, o empreendedor conseguirá prever um cenário baseado em análises mais profundas do mercado, realizar ações que driblem concorrência, traçar metas com missão, valores e visão da empresa., e também ajuda a identificar pontos fortes e fracos.

5 Dicas para organizar um plano de vendas

Veja o passo a passo para elaborar um plano de vendas de uma empresa:

1. Faça uma análise das informações 

É fundamental realizar uma análise e coletar as informações, por isso conte com um sistema de gestão que forneça os dados mais práticos e rápidos  que te ajudem a levantar as informações necessárias. 

Entre os dados que são analisados são: o quanto foi vendido no mês e também no ano, quais os produtos ou serviços tem melhor saída e os mais rentáveis, assim você consegue traçar o perfil do seu cliente.Também é importante  avaliar os clientes, quantos foram conquistas, retidos, perdidos e os mais rentáveis

Também é importante analisar as informações de períodos de sazonalidade, inflação, crises que ocorreram durante o ano  que pode afetar de forma direta e indireta na empresa. 

2. Defina as metas do seu plano de venda

Com as coletas e análises de informações, agora é  o momento de traçar as metas, de acordo com o objetivo da sua empresa. Para isso você pode utilizar a metodologia SMART, que estabelece metas que possuem um prazo definido e atingível. Então, qual a sua meta? Aumentar as vendas de um determinado produto em 20% até o final do ano? Aumentar a captção de clientes nos próximos 3 meses? Enfim, após estabelecer  as suas metas, distribua para os vendedores e os oriente para ter foco. Assim a equipe de vendas terá maior eficiência para atingir a meta.

3. Aplique as ações necessárias

Agora que você jáá tem os objetivos e metas traçadas chegou o momento de definir quais ações são necessárias para alcançar as metas. Entre as ações a serem realizadas estão:

  • Treinamento, para ajudar a equipe de vendas  a vender mais com um bom plano.
  • Equipamentos, como celulares, computadores para auxiliar na venda
  • Materiais gráficos, como folders que ajudem a promover o produto ou serviços
  • Campanhas de marketing, podem contribuir no aumento de vendas
  • Transporte, para realizar as visitas e apresentações dos produtos e serviços

4. Coloque o plano em prática

Com metas e ações definidos do seu plano de vendas, é essencial colocá-lo em prática, mas é importante que revise cada etapa para corrigir possíveis errose garantir uma boa aplicação.

Então reúna a sua equipe de venda e apresente  o novo plano de vendas com todos os passos, traçando as metas coletivas e individuaus de cada vendedor. 

E para que os vendedores se sintam motivados para execução do plano é proporciaonar incentivos e recompensas para atingir as metais . Essas reuniões podem ser uma boa pedida para realizar treinamentos e dinâmicas motivacionais. 

5. Acompanhe a realização do plano

Plano em ação, agora é o momento de monitorar, afinal as coisas mudam com o tempo e o que fará a diferença para o seu plano de venda, é a capacidade em lidar com as mudanças e ajusar de acordo com as necessidades. 

Então acompanhe as metas mensalmente, dê feedbacks para  a equipe de venda, e caso ocorra alguma divergência com os objetivos reúna a equipe para identificar as falhas e assim retornar ao caminho certo e até mesmo seja necessário revisar as etapas novamente e até criar um novo plano de vendas. 

Seja mais lucrativo e aumente a produtividade da sua equipe de venda com o Thinksale, um software que otimiza o processo de vendas e assim evitar erros e atrasos no seu dia a dia. Tenha todos os seu pedidos gerenciados em um só lugar, sem erros de operação.  Também é possível acompanhar a performance dos seus pedidos com relatórios e indicadores. Acesse o nosso site e saiba mais sobre o software de gestão de vendas. 

Referências

Neil Patel. Plano de Vendas: Veja o Que é e o Passo a Passo Para Criar o Seu. Disponível em:<https://neilpatel.com/br/blog/plano-de-vendas/>. Acesso em: 16 abr. 2023

UOL Meu negócio. Como elaborar um plano de vendas eficaz? Disponível em:<https://meunegocio.uol.com.br/blog/como-elaborar-um-plano-de-vendas-eficaz/>. Acesso em: 16 abr. 2023

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Precisa de ajuda?

As rotinas de uma empresa numa são iguais. As vezes, empresas do mesmo setor compõem rotinas completamente diferentes.

E ter um sistema que te apoie 100% no processo do seu negócio é a excelência traduzida no dia a dia. Menos esforço e custo para muito mais resultados.

Últimos artigos

Você também pode gostar de outros artigos do nosso blog.

Precisa de ajuda nos Processos da sua Empresa?

As rotinas de uma empresa numa são iguais. As vezes, empresas do mesmo setor compõem rotinas completamente diferentes.

E ter um sistema que te apoie 100% no processo do seu negócio é a excelência traduzida no dia a dia. Menos esforço e custo para muito mais resultados.